ESTOU PLENAMENTE CERTO DE QUE AQUELE QUE COMEÇOU BOA OBRA EM VÓS HÁ DE COMPLETÁ-LA ATÉ O DIA DE CRISTO JESUS. Fp. 1:6

teste

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ATENTAI PARA O FRUTO DO NOSSO TRABALHO

"Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebais plena recompensa." 1º João 1:8

    Toda a construção, seja uma simples casa ou um grande e arquitetônico edifício, necessita de um planejamento em todos os âmbitos, desde a escolha do local até os últimos acabamentos, e para que esse plano se torne real todos os profissionais envolvidos têm que colocarem em prática as suas técnicas de trabalho para que quando alcançado o fim da obra se tenha uma construção sólida bem fundada e resistente às intempéries que por ventura possam ocorrer.

Semelhantemente a uma construção é a nossa caminhada de fé. A cada dia que passa estamos acrescentando através do nosso labor para o Senhor tijolos na nossa morada eterna. Mas como toda a construção ela deve sim ser construída com uma ótima estrutura, porque de igual modo, uma casa ou edifício que não tenha planejamento, que não esteja bem acabada e bem fundada, quando atacada pelos ventos e tempestades pode vir a ruir em questão de segundos, assim nossa construção diante de Deus também por qualquer imperícia, imprudência ou negligencia nossa pode em questão de muito pouco tempo ser perdida aos ventos e os prejuízos virem a ser irreparáveis.

O ancião João, escreve em sua primeira carta um conselho para que os crentes em Cristo venham a olhar por eles mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho. Ele exorta seus leitores a exercerem cautela especial, devido que os anticristos são poderosos, enganadores e astuciosos, pois, havia naquela época uma onda de gnosticismo que batalhava contra a ideologia do cristianismo em meio ao mundo grego-romano, tentando reduzir a fé dos cristãos e seus princípios em uma onda religiosa que em breve se apagaria e cairia no esquecimento.

Os dias de hoje não são diferentes, as técnicas do nosso adversário em tentar ludibriar nossas bases doutrinárias de fé ainda estão ativas. Vimos que alguns irmãos em Cristo tem se esforçado bravamente no trabalho do Senhor, mas, por atentarem para ideologias que não condizem com a verdade expressa nas Escrituras Sagradas vão deixando que as nuvens de maus testemunhos que tão de perto nos rodeiam e os embaraços desta vida (Hb 12:1-3) lhes atrapalhem de seguirem avançando na construção de uma vida de dignidade espiritual diante do Todo Poderoso.

Todavia, João nos escreve que devemos analisar nossas vidas para que não venhamos a perder todo nosso esforço. Então, que cuidado devemos ter para não perdermos aquilo que temos recebido do Senhor? Basicamente devemos ter dois cuidados essências, a saber:

- Primeiro - cuidado coletivo. A Igreja da Ásia Menor da época de João tinha conseguido um bem-estar espiritual coletivo entre a comunidade cristã, todos estavam crescendo gradualmente na presença de Deus e sendo abençoados pela graça dispensada por Cristo. Contudo o nosso adversário levantou a seita gnóstica para tentar infiltrar a falsa doutrina de que a salvação seria conseguida através do nível de conhecimento alcançado por cada um ao invés de ser adquirida pela fé redentora na pessoa de Jesus Cristo. Se essa crença entrasse no meio da igreja da época poderia ter sido uma ação deletéria para em meio ao povo de Deus e pior ainda seriam as conseqüências se tal heresia chegasse a se propagar pelo mundo inteiro.

Nesse aspecto João conseguiu remediar aquele câncer que tentava se propagar através de seus ensinamentos baseados na Palavra de Deus. Atualmente devemos combater os diversos males que tentam trazer desanimo, debilidades e controvérsias para dentro de nossas igrejas. Tais como: competições entre departamentos, demonstração de conhecimento, ao invés de usar do conhecimento adquirido para melhor edificar a igreja e ganhar almas, sentimento de facções, etc. Não podemos de maneira alguma perder o foco de nosso trabalho no Senhor, saber que trabalhamos para que o Reino dos Céus sejam engrandecidos e não para o engrandecimento de nós mesmos, achando que tudo é mérito de nosso próprio saber e esforço. Todo êxito alcançado na igreja é porque o Senhor da o crescimento através de Cristo. Sabemos que o nosso trabalho não é vão no Senhor, mas, temos que objetivar o caráter de propagação do Evangelho de Cristo através da fé manifestada pelo amor de Deus.

- Segundo – cuidado individual. Jamais devemos deixar que falsas doutrinas, heresias e até mesmo desentendimentos por discussões vãs venham nos fazer retrocedermos na fé e até mesmo voltarmos a viver uma vida de prática de antigos pecados. Perdendo assim, a fidelidade pessoal a Cristo e seus respectivos galardões. Temos sim, que trabalhar até o fim da obra que o Senhor nos tem chamado, vocacionado e capacitado. Como trabalhadores que não desistem sem que a obra seja concluída, indo até o fim para que venhamos a receber a recompensa completa do Senhor Jesus. Até que possamos desfrutar de uma plenitude perfeita na Glória junto de nosso Redentor.

Por fim o escritor nos orienta no sentido de que tenhamos o desejo em nossos corações de alcançarmos à verdadeira recompensa, pois, o labor humano sempre foi alvo das analogias, parábolas e ilustrações de Jesus (Mt 18:23-35; 20:1-16; 21:33-41; 25:14-30 e Lc 20:9-16), essas passagens mostram o quão vividamente ele concebia seu ministério, como um trabalho, entretanto, sempre atribui também o quanto é digno o trabalhador do seu salário (Lc 10:7). A principal recompensa atingida é o galardão da vida eterna, pois, quando nos encontrar-mos, face a face, naquele grande dia diante do Senhor, ele nos receberá e nos dará então nossa recompensa pelo trabalho que desenvolvemos nesta vida terrena em prol do seu Reino. No céu todo o choro, o pranto, o desgaste sofrido, as horas de oração e consagração, tempo gasto estudando as escrituras, evangelizando, pregando, louvando, enfim, toda e qualquer atividade laboral realizada com amor na presença de Deus, estarão escritos nos anais eternos e contemplaremos a recompensa que o nosso Deus dará a cada um segundo o esforço e dedicação no seu Reino. Lembrando que está escrito que cada um receberá o galardão conforme as suas obras (Rm 2:6). Alegre-se, então, e seja fortalecido no poder de Deus através desta mensagem, lembrando que vale a pena ser fiel até o fim, atendando sempre para o fruto do nosso trabalho.

“Eis que venho sem demora e comigo está o galardão” (Ap 22:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUEM A VONTANTE PARA COMENTAR DESDE QUE NÃO SEJA NADA COM LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL.